Qualquer empresa com um site deve investir em marketing CRO. É uma maneira inestimável de monitorar como os visitantes interagem com seu site e garantir que você esteja tomando as medidas necessárias para incentivá-los a se envolver com sua marca.
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O que é CRO?
CRO significa Otimização da Taxa de Conversão. O marketing de CRO é um método para aumentar a porcentagem de visitantes do seu site que realizam uma ação desejada (ou, para usar a linguagem de marketing, que ‘convertem’).
As conversões são o santo graal de um profissional de marketing, mas o termo pode significar coisas diferentes dependendo dos objetivos da sua empresa, além disso ter em foco a recuperação de carrinho abandonado pode te ajudar a obter mais vendas. Se aumentar as vendas é sua prioridade, as conversões podem significar compras. No entanto, uma conversão também pode significar:
- Inscrever-se para receber conteúdo como e-mails de marketing
- Registrando informações pessoais como um endereço de e-mail
- Passar um certo tempo em seu site
- Download de conteúdo como white papers e relatórios
- Fazendo upgrade de um serviço para um nível superior
Todos esses KPIs (indicadores-chave de desempenho) beneficiam sua empresa, seja diretamente pela geração de vendas ou pelo aumento do engajamento, até mesmo na recuperação de carrinho abandonado pelo seu cliente.
Como calcular a taxa de conversão?
Você pode usar o KPI escolhido para calcular sua taxa de conversão. Aqui está uma fórmula simples:
Número total de conversões ÷ número total de visitantes do site x 100 = taxa de conversão
Você usará esses números com base em um período de tempo definido. Portanto, se no mês de maio seu site teve 10.000 visitantes, dos quais 2.000 converteram, sua taxa de conversão seria de 20% (2.000 ÷ 10.000 x 100 = 20).
Por que o CRO é importante para sua empresa?
O CRO é vital para qualquer negócio com operação de marketing digital ou tráfego pago, pois:
Geram vendas
Mesmo conversas indiretas, como downloads de conteúdo e registro de informações pessoais, aumentam o engajamento, ajudam na recuperação de carrinho abandonado que comprovadamente ajudam seus resultados a longo prazo.
Melhora a experiência do cliente
Uma taxa de conversão mais alta significa que os clientes estão se engajando mais com sua marca, o que significa que eles ficam mais felizes gastando tempo ou dinheiro em seu site.
Isso pode ser feito com algo tão simples quanto uma fonte mais legível, um layout mais convidativo ou um botão de Call to Action (CTA) maior. Pequenas mudanças como essas podem fazer toda a diferença na experiência do cliente. E lembre-se: um cliente feliz é um cliente fiel.
Aumenta a afinidade com a marca
Todo esse envolvimento significa que sua marca está desempenhando um papel maior na vida de seus clientes. Isso os torna mais propensos a pensar nisso ao considerar uma compra e a divulgar isso para amigos e familiares.
Como desenvolver uma estratégia de marketing CRO
Defina ‘conversão’
Como vimos, uma conversão pode assumir muitas formas. Para medir seu CRO, primeiro você precisa decidir qual KPI será acompanhado. Isso pode variar dependendo da campanha que você está executando, mas é vital que você defina qual é o seu objetivo. Como sempre acontece com os dados, sem a métrica correta, os dados serão inúteis.
Mapeie a jornada do cliente
Um bom conhecimento de como seus clientes encontraram o site da sua marca e como eles interagem com ele depois disso é essencial. Sem esse conhecimento, é impossível determinar quais pontos de contato podem ser aprimorados para gerar conversões e aumentar as taxas de recuperação de carrinho abandonado. Você deve primeiro coletar e analisar dados sobre seus clientes para determinar quais são mais propensos a converter.
Analise seu processo de conversão atual
Agora é hora de se perguntar: por que os visitantes do seu site não estão convertendo atualmente? Pode ser devido a:
- Fontes difíceis de ler
- Páginas da web de carregamento lento
- Depoimentos pouco convincentes (ou falta de) de clientes
- Imagens não carregando ou formatadas incorretamente
- Um CTA que não é atraente ou fácil de perder
- Anúncios intrusivos pop-ups
- Layout de página da web ruim
- Uma desconexão entre os títulos da página e o conteúdo
Para identificar quais páginas têm maior potencial para aumentar as conversões, procure aquelas com a menor taxa de tráfego para conversão (ou seja, aquelas com o maior tráfego, mas a menor taxa de conversão).
Análise
A grande questão é: você estava certo? Se alguma coisa que você mudou aumentou as conversões, você pode provar isso de forma conclusiva? Ao analisar seus resultados, não perca de vista seus objetivos e KPIs originais.
Se algum, ou mesmo todos, de seus testes falhou, não se sinta desanimado. Nem todo teste será um sucesso, e muitas vezes você aprende mais com um teste que falhou do que com um teste bem-sucedido. Absorva esses aprendizados e passe para a etapa final.
Revisar e testar novamente
Esta etapa final é um processo contínuo de melhoria. Pode envolver uma pequena mudança, como ajustar suas edições ou uma reavaliação completa de seus KPIs, redefinindo as metas da empresa e realizando mais pesquisas com clientes. Seja qual for o caso, desde que você esteja sempre aprendendo, você está no caminho para aumentar seu CRO.
O CRO é a personificação do mantra: não trabalhe mais, trabalhe de forma mais inteligente. Em vez de perseguir mais clientes, ele permite que você se concentre nos atuais e garanta que você os atende da melhor maneira possível. Porque nenhuma empresa jamais sofreu por cuidar de seus clientes.
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