Financiamento Imobiliário: Como Amortizar a Dívida? | Elen Angela

Tempo de leitura: 3 min
Avatar of Atendimento ao Cliente

Escrito por Atendimento ao Cliente
em agosto 18, 2021

Financiamento imobiliário, qual a melhor maneira de amortizar a sua dívida?

ript>

Olá, eu sou a Elen angela, coach de finanças pessoais e criadora da fan page Lindas e Econômicas. Quando a gente financia um imóvel e recebe

a chave da casa, tudo é maravilhoso, lindo, você está louca para decorar seu apartamento, a sua casa. As pessoas estão te enchendo de parabéns e é tudo muito legal. Mas, com o passar dos anos, conforme você compara o que já pagou com o que ainda falta pagar, vai batendo uma angustia, uma vontade de quitar logo essa dívida longa e grande que você assumiu. Mas tem um detalhe importante aí: Você não é obrigada a esperar juntar o valor total da dívida para quitar o apartamento de uma vez só. Você pode ir amortizando aos poucos e isso pode ser feito, principalmente, de duas maneiras. Uma delas é você amortizar sua dívida reduzindo o tempo do financiamento, por exemplo, se você fez um financiamento de 30 anos, dependendo da quantia que você tem agora para amortizar essa dívida, você pode reduzir 5 ou 10 anos do seu financiamento. Isso é muito bom porque quando você faz essa redução do tempo, você vai deixar de pagar as taxas administrativas… Deixa eu conferir aqui na minha colinha… Você vai.. Quando você antecipa/amortiza para reduzir o prazo, é como se você estivesse pagando de trás para frente. Você vai pagar a parcela de $360..

Acho que é isso a parcela, 400/360 mais ou menos… Você vai pagar agora e as outras subsequentes para reduzir 1, 2 ou 5 anos do seu financiamento. Quando você faz isso, você não paga as taxas de serviço administrativos e você vai pagar um valor menor pelo seguros obrigatórios, que estão embutidos na prestação do seu imóvel, além da considerável redução de juros. Ou, a outra forma de amortizar a sua dívida é você usar essa grana extra que está parada ou que vai receber para diminuir o valor das prestações atuais. Vamos supor que você esteja pagando 1.500 reais por mês de prestação do seu imóvel e essa prestação está pesando no seu orçamento. Então você vai ao banco e solicita essa amortização no valor das parcelas e, dependendo do valor que você pagar ao banco você pode conseguir fazer com que a sua parcela seja de 1.200, 1.000 reais, dependendo do valor que você amortizar da sua dívida. Financeiramente é sempre melhor reduzir o prazo pois você terá maior desconto dos juros que compõe a parcela.

Mas, se você está com orçamento apertado ou a parcela pesa no seu bolso, porque quando você financiou você estava com aquela expectativa do valor decrescente das parcelas e depois você descobriu que esse decrescente é bem tímido, todo ano as parcelas têm reajuste, quando a parcela completa um ano e está pesando no orçamento, você pode fazer a amortização no valor das parcelas. Essas são as duas maneiras para você escolher que tipo de amortização é mais vantajosa para você. Agora, se você quer saber se vale a pena mesmo amortizar essa dívida ou se é melhor aplicar o dinheiro em algum tipo de investimento, aplicação financeira, assiste meu outro vídeo que vai aparecer aqui, eu acho que é aqui. Vai aparecer aqui! Assiste esse vídeo onde eu já falei sobre isso, se vale a pena ou não amortizar sua dívida ou aplicar o seu dinheiro. Gostou desse vídeo? Deixa o seu comentário, o seu joinha para eu saber que você gostou. Me manda sua dúvida, sugestão e o que quiser comentar aqui. E se inscreve no meu canal, me ajude a bater a meta de conseguir 10 mil inscritos até o final de 2017 e a gente se vê novamente amanhã. Até a próxima!

 

Palavras Chaves Relacionadas a Sua Pesquisa

educação financeira, financiamento imobiliário, casa própria, dívida, amortização, juros, como amortizar financiamento, dinheiro, empréstimos, finanças pessoais, lindas e econômicas, Amortizar dividas, financiamento, taxas, Renda fixa, selic, economias, Como economizar, Como amortizar dívida, Vale a pena amortizar dívida?, poupança, investimento, ipca, tesouro direto, tesouro, corretora

Você vai gostar também:

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade