Anatel Consumidor

Tempo de leitura: 3 min
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Escrito por Atendimento ao Cliente
em junho 21, 2020

Olá tudo bem? Hoje eu vou trazer pra você alguns esclarecimentos em relação ao um canal Criado pela Anatel com o nome de Anatel Consumidor, basicamente é um canal de atendimento ativo e online, onde você pode registrar a sua Reclamação, Elogio ou Outros tipos de Observações em relação

aos serviços que você tem contratado com empresas de Telecon.
A maior finalidade do Anatel Consumidor é diminuir o tempo médio de atendimento em relação a quixa empresa e retorno com o consumidor, logo abaixo temos algumas observações em texto e também um vídeo para melhorar a compreensão e explicar bem como funciona o serviço online.
Mais uma Facilidade de SAC Atendimento de Instituições, confira!
A grande vantagem é que não há necessidade de ligar pelo telefone e nem ficar horas esperando ser atendimento, o procedimento pé feito via website e você tem seu protocolo no ato do cadastro da sua queixa. Ou seja Evoluímos …

Anatel Consumidor

Descubra as principais regras que protegem o consumidor de telecom

A Anatel tem um conjunto de regras para proteger o consumidor. Elas estão consolidadas no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, o RGC.
Se quiser saber todos os detalhes sobre as obrigações das prestadoras quanto a atendimento, oferta, cobrança e outros temas relativos aos serviços de telefonia móvel fixa, banda larga e TV por assinatura, consulte o regulamento. Mas, se você preferir a versão resumida, confira as regras gerais trazidas pelo RGC:

  • Cancelamento automatizado do serviço;
  • Retorno imediato de ligações interrompidas durante o atendimento;
  • Créditos pré-pagos valem 30 dias, no mínimo;
  • Gravação de todas as ligações independentemente de quem originou a chamada ao call center da operadora;
  • Unificação do atendimento para combos;
  • Espaço do consumidor no portal da prestadora, com informações como contrato, faturas, histórico de consumo e histórico de protocolos; e
  • Atendimento em qualquer estabelecimento associado à marca.

Anatel Reclamações

A Agencia nacional de telecomunicações Anatel, criou um canal no qual o consumidor entra em contato com a empresa para registrar a reclamação de forma online, sem a necessidade de fazer a ligação, para que você tenha acesso a Anatel Reclamações basta acessar o botão abaixo:
 

 

ACESSAR O ANATEL RECLAMAÇÕES AGORA

Reclamações Registradas pela Anatel

Os consumidores de telecomunicações registraram na Anatel, em 2019, 2,98 milhões de reclamações contra as prestadoras de telecomunicações. Em relação a 2018, isso significa crescimento da ordem de 1,28%, ou 37,5 mil reclamações.
Esse é um dos volumes mais baixos dos últimos anos e representa queda de aproximadamente 27% em relação ao ano de 2015. Acesse o balanço de reclamações da Anatel e saiba mais detalhes.
 

Reclamações registradas por consumidores na Anatel
Serviço 2015 2016 2017 2018 2019 2019-2018
Banda larga fixa Volume 634.514 580.847 525.102 501.979 580.680 15,68%
Índice 2,39 2,06 1,81 1,37 1,50 0,13 p.
Celular pós-pago Volume 1.227.247 1.260.623 1.143.980 973.770 1.043.533 7,16%
Índice 1,36 1,37 1,15 0,87 0,83 -0,03 p.
Celular pré-pago Volume 594.145 595.014 485.951 400.327 377.296 -5,75%
Índice 0,24 0,28 0,26 0,24 0,25 0,02 p.
Telefonia fixa Volume 1.032.448 943.673 760.978 661.358 595.147 -10,01%
Índice 1,94 1,85 1,55 1,44 1,41 -0,03 p.
TV por assinatura Volume 584.110 511.052 467.363 383.303 366.556 -4,37%
Índice 2,56 2,31 2,16 1,83 1,87 0,04 p.
Outros Volume 16.169 20.660 22.322 20.503 15.546 -24,18%
Índice n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a.
TOTAL Volume 4.088.633 3.911.869 3.405.696 2.941.240 2.978.758 1,28%
Índice 0,93 0,96 0,87 0,76 0,79 0,03 p.

Fonte: Sistemas Focus e Anatel Consumidor – SRC – Anatel. Acesso em: janeiro/2020.

ANATEL CONSUMIDOR

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Utilize o painel de dados para consultar informações sobre solicitações registradas no Sistema de Suporte do Atendimento aos Usuários da Anatel desde 2015.

Os registros se dividem em quatro tipos:

  • Denúncia,
  • Reclamação,
  • Sugestão,
  • Pedido de informação.

As reclamações constituem a maior parte – cerca de 98% dos registros – e são divididas por serviços:

  • Banda Larga Fixa,
  • TV por Assinatura,
  • Telefonia Fixa,
  • Telefonia Celular Pré-paga,
  • Telefonia Celular Pós-paga etc.

 
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